Série A3 de 2022: o que tirar de bom do primeiro ano de Paulinho McLaren no BEC e de lição pro ano do centenário?

 

 
A temporada 2022 do Bandeirante que foi uma das mais em que teve expectativas com a chegada de um grande ídolo como treinador, acabou terminando quase do mesmo jeito que acabou a do ano passado. Porém, esse ano tivemos coisas boas em que podemos tirar além também dos erros que temos que tirar como lição para 2023 que vai ser um ano mais do que especial pro BEC. Pois nesse ano que vai chegar será cumprido o centenário do Leão da Noroeste (em 11 de março de 2023, o Tricolor completa 100 anos de vida). Vamos fazer um resumo jogo a jogo dessa campanha.

- 30/01/2022 - Bandeirante 0-0 Votuporanguense (Pedro Marin Berbel, Birigui).

Começamos com a estreia contra o Votuporanguense que inclusive teve postagem separada no blog lá no fim de janeiro (https://cronicasbandeirantinas1923.blogspot.com/2022/01/comecou-serie-a3-bandeirante-empata-com.html). O Bandeirante não fez um jogo ruim contra o CAV que inclusive brigaria pelo acesso lá na frente, porém foi muito prejudicado pelas condições climáticas onde que tinha chovido muito nos dias anteriores e estragou o gramado do Pedro Marin Berbel. Nessa partida também teve um apagão nas torres de luz do estádio aos 24 do segundo tempo que paralisou o jogo por 22 minutos. 

- 02/02/2022 - Noroeste 2-1 Bandeirante (Alfredo de Castilho, Bauru).
 
O primeiro grande teste da temporada viria em Bauru. Apesar de não ter mais Richarlyson e Alecsandro no time, o time bauruense contava com uma forte base dos anos anteriores comandada pelo técnico Luis Carlos Martins e que futuramente seria o campeão da Série A3. Mais uma vez o BEC fez uma boa partida e neutralizou o Noroeste até o fim do primeiro tempo, chegando a abrir o placar com Vandinho. Mas antes mesmo do intervalo, acabou tomando o empate aos 43 com Matheus Blade de cabeça e no segundo tempo, o Leão continuava pressionando até sofrer a virada do Norusca num lance fortuito em que o atacante Leleco tentou cabecear junto com o lateral bandeirantino Geovane, porém quem desviou a bola pro gol foi o jogador do Bandeirante marcando contra. Um grande balde de água fria que ainda pioraria com a anulação do gol de Matheus Lu aos 44 do segundo tempo que segundo a arbitragem estava impedido, mas a equipe de reportagem da TV TEM de Bauru mostrou que Matheus Lu estava claramente em posição legal. A diretoria do Bandeirante de tão revoltada com esse lance, mandou ofício para a FPF pedindo suspensão do árbitro do jogo em Bauru.

- 06/02/2022 - Bandeirante 0-2 EC São Bernardo (Pedro Marin Berbel, Birigui).
 
Após duas décadas, o BEC reencontrava o rival que ele enfrentou naquele histórico jogo do acesso em Campinas que valeu vaga para o Paulistão A1 de 1987. O EC São Bernardo que estava voltando para o terceiro nível após uma passagem curta pela A2 do ano passado, era um dos grandes favoritos para fazer o bate-volta da A3 pra A2. No entanto, as mesmas condições climáticas que prejudicaram o Bandeirante contra o Votuporanguense, voltaram a prejudicar contra o Cachorrão do ABC. O time do ABC jogou apenas para se defender, pilhar o jogo e fazer cera o jogo inteiro enquanto que o Leão não conseguiu jogar bem. O castigo do Bandeirante ainda piorou quando o goleiro Wiliam Galizio acabou rompendo o tendão do joelho direito ao pisar num buraco do gramado na tentativa desesperada do time de Birigui tentar empatar o jogo no fim e com essa queda, o EC São Bernardo acabou matando o jogo com gol de Vinícius. Derrota mais do que dolorosa e queda para 14a colocação (uma acima da zona de rebaixamento), ainda sem vitórias naquele início de temporada.

- 09/02/2022 - Bandeirante 2-1 Nacional (Pedro Marin Berbel, Birigui).

Ufa, a primeira vitória veio. Veio da forma mais sofrida possível. Contra o então lanterna Nacional que seria rebaixado ao fim do campeonato. E já começou tenso com o time da capital abrindo o placar aos 5 minutos de jogo com César de pênalti. No entanto, o BEC tomou a postura e pressionou o Naça até não dizer chega. E foi recompensado com um gol de cabeça de Matheus Lu ao fim do primeiro tempo. Era a fagulha que faltava pra incendiar o jogo. Após o intervalo, o goleiro Alemão se redimiu do pênalti que acabou cometendo e fechou o gol. O técnico Paulinho McLaren havia botado o meia Patrick Allan no banco após as partidas ruins que o meia tinha feito no início da temporada. No meio do segundo tempo, o armador entrou no jogo e mudou a partida. Mudou tanto que acabou sendo recompensado com um gol de cabeça aos 51 do segundo tempo, fazendo explodir a torcida bandeirantina no Pedrão. Com esse triunfo literalmente no apagar das luzes, o Bandeirante subiu pra 11o lugar.
 
 - 13/02/2022 - Barretos 1-1 Bandeirante (Fortaleza, Barretos).
 
Sendo assessor, jornalista ou torcedor, esse jogo contra o Barretos eu ainda vou reclamar por muitos e muitos anos. O que aconteceu lá não existe em nenhum tipo de futebol. Uma arbitragem caseira ao extremo que literalmente operou sem anestesia nem piedade o Bandeirante. Primeiro começou com um pênalti claro em cima do Vandinho que o juiz ignorou, depois um outro pênalti pro Touro do Vale que até foi (mas aí faltou critério para a juizada que não deu o pênalti do Vandinho) e o Barretos abriu o placar. 
 
Logo depois viria o lance que talvez mudou a história do Bandeirante nesse campeonato, o gol do zagueiro Henrique Bodão que foi muito erroneamente anulado porquê segundo o árbitro, o Bodão fez falta de ataque num jogador do Barretos. Mas olhando o replay da jogada, se descobre que não só o zagueiro bandeirantino sequer toca no cara do Touro do Vale e também que o jogador adversário se atira intencionalmente. No mesmo lance inclusive, mas alguns centímetros acima há também um pênalti claríssimo em que um outro jogador do Barretos agarra um jogador do BEC dentro da área (ou seja, pênalti). O juiz poderia até não dar o gol, mas o pênalti ele tinha que dar. Ele não deu os dois e o Leão da Noroeste foi ultraprejudicado nesse jogo. 
 
Seria até injusto demais o Bandeirante perder esse jogo, mas a justiça foi feita e no finalzinho do jogo, o Vandinho cabeceia uma bola que entra na rede que empatava a partida. Um 1 a 1 que foi pouco pelo tanto de erros de arbitragem que teve e que o Bandeirante poderia ter ganhado e com isso lá na frente, poderia ter se classificado. 
 
- 16/02/2022 - Comercial 3-1 Bandeirante (Palma Travassos, Ribeirão Preto).
 
Um resultado desastroso. Não tenho outra palavra pra significar sobre esse jogo. E o mais complicado disso é que o Bandeirante não jogou tão mal lá em Ribeirão Preto contra o time que no final acabaria surpreendendo todo mundo e conseguiria o acesso ao lado do Noroeste de Bauru, o time até jogou bem. Infelizmente acabou tomando dois golaços de falta em que Thiago Moura e Wendel não deram a mínima chance de defesa para Gabriel Barbato. Quando o Comercial fez 1 a 0, o BEC logo respondeu empatando com Henrique Bodão de cabeça após ele e Gabriel Rapchan subirem juntos. Aí depois tomou o golaço do Wendel e no segundo tempo, tomaria o terceiro gol com Luís Roberto logo após o intervalo. Fim de jogo e voltávamos ao 14o lugar.

- 20/02/2022 - Bandeirante 2-0 Rio Preto (Pedro Marin Berbel, Birigui).

Após esses resultados difíceis de engolir e beirando o Z2, o Bandeirante finalmente venceu, jogou pra longe as chances de rebaixamento e entrou de vez na briga pela classificação. O Rio Preto que trazia o ex-bandeirantino Pedro Favela bem que tentou dificultar, mas pela primeira vez na temporada o Bandeirante vencia um jogo sem sofrer. Gabriel Rapchan abriu o placar aos 10 do primeiro tempo após uma dose extra de sorte pra bola entrar devagarinho no gol e o já consolidado Patrick Allan fez mais um de cabeça aos 36 do segundo tempo. Esse jogo foi também a estreia do goleiro Cleiton que veio pra substituir o Wiliam Galizio embaixo das traves. A vitória graças a combinação dos outros resultados fizeram o BEC subir 4 posições e chegar na 10a posição.

- 23/02/2022 - Capivariano 1-1 Bandeirante (Ernesto Rocco, Porto Feliz).

Com essa vitória importante contra o Rio Preto, você já deveria estar achando que o BEC iria embalar no campeonato. Mas não foi isso que aconteceu. Contra o Capivariano em Porto Feliz (já que a Arena Capivari está até agora interditada desde o ano passado), o Bandeirante fez um primeiro tempo muito bom que foi recompensado com mais um gol de cabeça do Henrique Bodão que dessa vez valeu aos 35 minutos do primeiro tempo. No entanto, o Bandeirante na pressa de querer matar o jogo acabou perdendo chances decisivas e deixou o Leão da Sorocabana vivo. O castigo viria aos 25 minutos quando o atacante Yuri cabeceou um bola alçada na área e o goleiro Cleiton nada pôde fazer. Mais um empate amargo que no fim ao menos não fez o Bandeirante perder posições.

- 26/02/2022 - Bandeirante 3-0 Olímpia (Pedro Marin Berbel, Birigui).

Sábado de Carnaval, aquele feriado prolongado que a família poderia ir ao estádio ver o jogo do Bandeirante tranquilamente sem nenhum imprevisto. O dia perfeito pro Bandeirante estar inspirado. E está certo que era o Olímpia que estava em penúltimo lugar (inclusive que trazia dois ex-bandeirantinos, Thiago Moraes e Luizão), mas nesse dia o BEC mostrou que estava no ritmo carnavalesco, passeou na Avenida Antônio da Silva Nunes impondo um soberano 3 a 0 no time treinado pelo veteraníssimo Vilson Tadei e fez sua melhor partida da temporada. Apesar do primeiro tempo ter começado com alguns sustos, o Leão da Noroeste conseguiu tomar as ações com o gol de Octávio que driblou o goleiro pra abrir o placar. Após isso o time se acalmou e foi pressionando mais ainda o Galo Azul. Eis que aos 36 do segundo tempo, o atacante André Carlos que estava com um jejum de 9 jogos sem marcar (ele ainda não tinha feito gols na temporada), marcou um golaço no ângulo do goleiro do Olímpia. No final do jogo, ainda sobrou tempo para Tatá em outro golaço matar o jogo e botar o time bandeirantino dentro do G8 rumo a segunda fase. Essa partida também foi a estreia do centroavante Vitor Hugo.

- 06/03/2022 - Matonense 1-1 Bandeirante (Hudson Buck Ferreira, Matão). 

Já tinha se passado metade do campeonato. O Bandeirante estava com chances reais de classificação e então foi a Matão enfrentar o sol quente da Região Central as 10 da manhã, o gramado escuro do Hudson Buck Ferreira e a difícil Matonense. O primeiro tempo do BEC em Matão foi muito bom em contraste ao segundo tempo que foi tortuoso (muito por causa do forte e seco calor no estádio), porém esse jogo ficou marcado pela partida anormal (pra não dizer outra coisa) do atacante André Carlos. Aos 28 do primeiro tempo, o atacante bandeirantino abriu o placar com um golaço de cabeça que encobriu o goleiro da SEMA. Porém oito minutos depois, o mesmo André Carlos cabeceou uma segunda bola pro gol...só que contra a meta do goleiro Cleiton. Ou seja, os dois gols do empate foram feitos pelo próprio Bandeirante. Menos mal que no fim esse resultado não prejudicou tanto o Bandeirante que seguia dentro do G8.
 
- 09/03/2022 - Desportivo Brasil 1-0 Bandeirante (Ernesto Rocco, Porto Feliz). 

Existe o velho chavão de que "campeonato de pontos corridos se ganha contra os times pequenos". E infelizmente o Bandeirante acabou aprendendo isso da pior maneira possível no retorno a Porto Feliz ao perder para o time local, o Desportivo Brasil. O Dragão Chinês estava na décima terceira posição, ameaçado de rebaixamento e estranhamente o Bandeirante entra com um time misto no início do jogo precisando vencer pra se manter no G8. Infelizmente isso acabou dando errado, o time fez um mal jogo e acabou tomando o gol na parte final do jogo graças ao chute de primeira de Savio que Cleiton nada pode fazer. O BEC voltava a sair do G8 depois de duas rodadas. 

- 12/03/2022 - Bandeirante 2-0 União Suzano (Pedro Marin Berbel, Birigui). 

Chegava a hora da reta final. O Bandeirante enfrentava o forte União Suzano de Ricardo Costa (o mesmo técnico que tirou o título do Leão da Noroeste naquela Bezinha de 2020 treinando o São José) e foi um jogo com todos os sentimentos distintos apesar do placar. De todos os times que enfrentaram o BEC nessa Série A3, o USAC foi o melhor. O time bandeirantino jogou pressionado com a torcida dividida entre os apoiadores que torciam pelo time e alguns membros da famosa turma do amendoim que insultaram o Paulinho McLaren com ele abaixo ouvindo tudo do banco. Pra piorar, o zagueiro Gabriel Bahia cai sozinho numa jogada e sofre o mesmo rompimento que o goleiro Wiliam Galizio teve no jogo contra o EC São Bernardo (ambos inclusive ficaram fora da temporada). E mesmo com todos esses problemas, eis que um herói improvável aparece. O centroavante Vitor Hugo que vinha sendo cobrado e criticado por não fazer gols, desencantou e fez logo dois pra tirar a zica. Vitória pra ainda dar um sopro de esperança. Infelizmente logo depois do fim do jogo, teve uma confusão na saída do estádio entre torcedores do Bandeirante. Cenas lamentáveis que só envergonham o futebol apesar da discordância sobre o desempenho do time.

- 16/03/2022 - Marília 2-1 Bandeirante (Bento de Abreu, Marília).

Outro desses jogos em que a derrota dói mais do que o esperado. O BEC precisava vencer o Marília para encaminhar a sua vaga ainda dependendo de si mesmo, nem o empate ajudava. Mas o começo da partida indicava que o Bandeirante estava dominando as ações em cima do time do técnico Guilherme Alves (o ex-jogador que passou pelo Atlético Mineiro). Aos 21 minutos do primeiro tempo, após uma roubada, Patrick Allan recebeu a bola, deu uma pausa, mandou uma bomba no ângulo do goleiro mariliense que não conseguiu chegar nela. Até o gol, o Bandeirante estava dominando tranquilo a partida. 

Eis que sai um escanteio pro Marília dez minutos depois e o Tigre empata o jogo graças a um cabeceio com Victor Souza que o goleiro Cleiton desafortunadamente sai mal pra tentar defender a bola. No segundo tempo, o BEC teve chances de fazer o segundo e até matar a partida (principalmente com a grande chance em que Gabriel Rapchan corre o campo inteiro sem marcação alguma, passa a bola para Patrick Allan que acha um passe maravilhoso para Matheus Lu que infelizmente manda pra fora a chance que poderia ter acabado com o jogo). E como diz o velho ditado, "quem não faz, toma": aos 46 minutos do segundo tempo, Márcio Maranhão vira o jogo para o MAC e tudo que o Bandeirante fez acaba desmoronando. Acaba o jogo e o Leão da Noroeste sai de Marília completamente destroçado psicologicamente. 

- 19/03/2022 - Bandeirante 0-1 São José (Pedro Marin Berbel, Birigui).

O desastre em Marília foi tão grande que nem a notícia que o São José iria para Birigui com time reserva porquê já estava classificado e foi poupar jogador animou todos para a partida dois anos depois daquela vitória no primeiro jogo da final da Bezinha em 2020. Ainda teve tempo pro Bandeirante contratar mais um zagueiro para esses dois jogos finais na vaga do Gabriel Bahia, Allef Nunes. 
 
O BEC mais uma vez acabou jogando mal e acabou perdendo a partida graças a um gol marcado por Pedrinho em jogada de falta (que inclusive sequer existiu, mais um erro de arbitragem contra o BEC no campeonato) em que a bola desvia num jogador bandeirantino e o Pedrinho manda pro gol. Ainda além da falta, teve um gol do Bandeirante que foi mal anulado. A classificação estava indo pro beleléu após a vitória do Votuporanguense em Olímpia.

Após a derrota, muitos bandeirantinos ficaram nas TVs e nos celulares do dia seguinte para ver a partida entre Matonense e Marília, pois era de suma importância por dois motivos. Primeiro: se a Matonense vencesse, a eliminação na primeira fase seria oficializada e o time entraria na última rodada contra o Sertãozinho apenas cumprindo tabela. Segundo: se o Marília vencesse, teria uma chance bem pequena de classificação e o BEC precisaria de uma simples vitória pra ao menos conseguir a vaga em campo na Copa Paulista (pois segundo conversas entre os clubes e a FPF, os 9 primeiros colocados da A3 teriam prioridade na oficialização para jogar na Copa Paulista). E no jogo em Matão, surpreendentemente o Marília vence a Matonense com até certa facilidade e ajuda o Bandeirante a ter uma mínima chance de classificação para a segunda fase. O mesmo Marília que tinha afundado o Bandeirante duas rodadas antes. O que é o futebol.

- 26/03/2022 - Sertãozinho 3-4 Bandeirante (Frederico Dalmaso, Sertãozinho).

A receita para o possível "milagre" do Bandeirante em Sertãozinho:

- Vencer o Sertãozinho que estava em 14o lugar (acabaria justamente nessa posição) e que não vencia um jogo em casa desde agosto de 2020.

- Torcer por uma simples derrota do Votuporanguense para o Rio Preto (o Rio Preto também ainda tinha chances de classificação, mas precisava vencer o CAV por 4 gols de diferença).

- Torcer por um empate ou derrota da Matonense contra o já classificado São José.

Se acontecesse ao menos o resultado da Matonense, o Bandeirante conseguiria a vaga na Copa Paulista.

A sorte estava lançada. E o BEC foi pro ataque logo no início do jogo, conseguindo até abrir o placar com Patrick Allan aos 10 minutos e dando ainda mais esperanças de classificação. Mas essas mesmas esperanças foram logo por água abaixo quando o Sertãozinho fez dois gols em cinco minutos graças a Abner e Lucas Formiga de pênalti. Para piorar, o Votuporanguense abriu 2 a 0 contra o Rio Preto, praticamente definiu a classificação ali e a Matonense vencia de virada o São José em São José dos Campos, deixando o Bandeirante até sem vaga pra Copa Paulista. 

O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro. O Touro dos Canaviais ampliou o placar com mais um pênalti que Henrique Bodão cometeu por mão na bola (uma contestadíssima mão na bola em que o braço está junto ao gramado). Abner fez o segundo gol dele e o terceiro do mandante na partida. Já sem muita esperança, o técnico Paulinho McLaren bota Tatá e Welbinho pra jogar e por incrível que pareça, essa mexida foi determinante para o resto do jogo. Enquanto isso, o São José conseguia o empate contra a Matonense.
 
Aos 26, Tatá foi derrubado dentro da área e Patrick Allan de pênalti diminuiu pra 2-3. Aos 35, Welbinho é derrubado na área e o juiz marca mais um pênalti pro BEC. Tatá vai pra bola e empata o jogo para 3 a 3. O jogo se incendeia. Após isso, o Bandeirante se anima e vai pra cima pra tentar a virada. E aos 41 minutos, o impossível acontece. Patrick Allan e Tatá fazem boa triangulação na pequena área, um jogador do Sertãozinho afasta a bola pra longe e a bola chega nos pés do lateral Danilo. O lateral corta um adversário, ajeita a bola, acerta uma porrada de fora da área e faz um golaço no ângulo esquerdo do goleiro do Sertãozinho. 4 a 3. Virada sensacional e emocionante que classificava o Leão da Noroeste para a Copa Paulista. 
 
Lembrando que o Bandeirante estava sendo o único time que ainda não tinha vencido fora de casa na A3 inteira. Foi ganhar fora de casa logo na última rodada e de virada após estar perdendo por 3 a 1 até os 12 do segundo tempo. E assim terminou o Paulistão A3 pro Bandeirante. Eliminado na primeira fase da A3 de novo, mas foi eliminado de cabeça erguida, com honra, dignidade e caindo atirando. Na tabela, o BEC terminou em nono com 19 pontos. Dois pontos a menos que o Votuporanguense que ficou com a última vaga do G8.

Os Pontos Altos e Baixos do BEC nessa temporada.

Pontos Altos: 

- Manutenção da base que foi vice-campeã da Bezinha em 2020. 
 
- Manutenção de um estilo que em muitos jogos desse ano o Bandeirante jogou melhor e envolveu os adversários. Tanto a diretoria quanto a comissão técnica percebem e perceberam isso.

- Contratação de algumas peças que deram certo como Patrick Allan, Roberto, Henrique Bodão e Lucas Lourenço.

- A temporada altíssima do Gabriel Bahia até a lesão no jogo contra o União Suzano.

Pontos Baixos: 

- Cinco pontos mais ou menos, que a arbitragem nos tirou e que com certeza poderiam ter nos classificados.

- Só ter vencido um jogo fora de casa das 15 rodadas que tinha na primeira fase. Isso tem que melhorar no ano que vem. A Matonense e o Sertãozinho inclusive fecharam o campeonato sem conseguir vencer um jogo como mandante no campeonato todo.

- A derrota pro Desportivo Brasil que até aquele momento era o antepenúltimo colocado. 

- As lesões de jogadores importantes durante todo o campeonato: Wiliam Galizio contra o São Bernardo, Roberto contra o Comercial e Gabriel Bahia contra o União Suzano.

O que esperamos para 2022, o ano do centenário do BEC?

Bom. Eu espero que nesse ano a gente tenha uma alegria pra não termos um "Cem-ter-nada". Nem que seja só um acesso. A tendência é que o trabalho desse ano deve continuar pra ano que vem (ou seja,a não ser que apareça uma oferta tentadora que o Bandeirante não consiga manter, Paulinho McLaren deve permanecer para a temporada 2023). Infelizmente, mesmo com a vaga da Copa Paulista conquistada em campo, o Bandeirante teve que desistir da competição no segundo semestre por razões financeiras. 

Tudo ainda é uma incógnita até novembro, aonde a pré-temporada vai começar. Mas terão novidades até lá.

 
Nos vemos pronto. E não se esqueçam. 
 
Ontem, hoje, agora e sempre. AVANTE BANDEIRANTE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dossiê Paulistão de 1987: a primeira vez que o Leão da Noroeste esteve frente a frente com os grandes de São Paulo e do Brasil

Motivos para achar que Bandeirante x Penapolense é um clássico maior do que muitos acreditam não ser.

Dérbi Noroestino: Quem é o dono da Região Noroeste de São Paulo?