Porquê você tem que confiar no Ademir Oliveira para o futuro do Bandeirante? A segunda entrevista em podcast ao portal QAP Birigui.


A poucos dias da votação para deputado estadual em Birigui, novamente o presidente do Bandeirante, Ademir Oliveira foi fazer uma entrevista ao podcast do portal QAP Birigui. Inclusive o apresentador e mediador da entrevista foi novamente o ex-candidato a vereador e prefeito Rafael Zago. Só que ao contrário da primeira entrevista, o presidente quando foi perguntado sobre os assuntos do Bandeirante, ele foi muito mais direto nas respostas. Essas respostas que vou trazer pra vocês nessa mais nova postagem do Crônicas Bandeirantinas. 

ATENÇÃO: ESSA POSTAGEM DO BLOG NÃO FALARÁ DA MINHA OPINIÃO PESSOAL SOBRE O ASSUNTO E SIM DE INFORMAÇÕES TIRADAS DO PRÓPRIO PODCAST DA PÁGINA QAP BIRIGUI. NADA AQUI SERÁ DE MINHA RESPONSABILIDADE. ISSO É UMA MATÉRIA PARA FINS JORNALÍSTICOS, INFORMATIVOS, EDUCATIVOS E BENEFICIÁRIOS NO INTUITO DE AJUDAR O BANDEIRANTE ESPORTE CLUBE

1. Bandeirante na pandemia e incompetência governamental (37:12)

Ademir: "A forma que o presidente Jair Bolsonaro cuidou da pandemia que o seu ponto de vista pode ser diferente do meu e do dele, foi a seguinte. Ele encarou tudo aquilo mesmo ele falando da palavra "gripezinha" que nem ele falou isso pela primeira vez e sim um dos maiores médicos da história do nosso país, o doutor Dráuzio Varella. O Dráuzio foi o primeiro em falar "gripezinha" e logo depois ele mesmo percebeu que não era uma gripezinha e pediu desculpas. O Bolsonaro pela forma que conduziu a questão da família, respeito, como ele enfrentou a pandemia e ele disse que não poderíamos parar senão teríamos dificuldades. Outra coisa, ele no momento mais difícil que o governador (na época) João Dória, que esse homem (Dória)... Pra falar é difícil... 

Alguns deputados apoiaram a atitude do Dória em fechar com o comércio, os bares... Sabe quantos bares foram fechados em toda a nossa região? Mais de DOZE MIL bares. Sabe quantas academias foram fechadas? Sabe quantos salões de beleza foram fechados, quantas lojas? Então, aí você ficou sem comer pão, sem ir no mercado, sem abastecer seu carro? Ninguém ficou. Ou seja, quando o Bolsonaro falava que temos que trabalhar com cuidado, abrir as lojas, o comércio não pode parar. E no nosso contexto, teve deputado que APOIOU a atitude do João Dória. 

Quando eu estava no início do meu mandato no Bandeirante ao início da competição (Paulistão Sub-23/Segunda Divisão) já com pandemia, eu vou falar um dos motivos que eu saio como candidato... Eu tenho que aguentar um monte de conversa, aí eu fiquei no BEC com contrato de quase 50 trabalhadores, CINQUENTA dentro do estádio... E aí eu não podia mandar embora. Tive que jogar praticamente 3 campeonatos com portões fechados, que é a mesma coisa de uma empresa que você fica com 50 funcionários e você não vai poder produzir o sapato, vender o sapato, não vai fazer nada e continua aí pagando. É o que fizeram com o futebol, é o que fizeram com o Bandeirante. Você entendeu Rafael? E com tudo isso não tivemos respaldo.

Não tivemos ajuda financeira de nada. Simplesmente fecharam os portões do mercado, a igreja tem que ser a primeira que tem que ser aberta e nós no Bandeirante infelizmente nós passamos por isso. Imagina o que eu passei como presidente do clube ao ter que aguentar depois de tudo isso, a gente conseguiu um campeonato e você não ter respaldo nenhum de deputado, não ter respaldo nenhum do prefeito, ninguém sequer te ligou pra pra falar alguma coisa. Ninguém te ligou para falar assim: 'Olha, vamos te ajudar já que você tá com 50 funcionários aí. Jogadores, gandulas, comissão, campeonato, viagens' e você sai do campeonato e o que acontece? Você é rebaixado, tudo o que você plantou você perde e você... Eu, Ademir... Eu me senti totalmente abandonado. A Presidência da República liberou se não me falha a memória, um salário-mínimo de Auxílio Emergencial. Só que o atleta ganha três vezes mais que esse salário... Durante 3 meses saiu esse salário-mínimo.

O que faltou foi peitar o governador João Dória, faltou deputados para peitar o Dória e não só no futebol. O futebol, o que fizeram com o futebol, nós fazíamos DOIS TESTES DE COVID POR SEMANA, não teve empresa em Birigui que fez isso exceto a gente, com todo respeito. Além disso, tenho que dar os parabéns para todos os trabalhadores de Birigui que após as fábricas voltarem, a empresa Kidy (do Ricardo Grácia). Tivemos 2 mil funcionários lá que foram trabalhar, eu falo pois eu levei um amigo meu que levava máscara lá para fazer essas mesmas máscaras... E tem que aplaudir os funcionários da Kidy porquê eles tavam trabalhando. Lá podia, DOIS MIL funcionários num barracão podia trabalhar. Agora, no futebol não podia, o que fizeram com os cantores... Um absurdo. O que fizeram com os eventos, um absurdo... E não teve. Não adianta depois seguir me ameaçando, falando asneiras sendo que não teve atitude nenhuma. Os deputados que apoiaram o João Dória não tiveram atitude de peitar o governo, de proteger nosso estado, de proteger os comerciantes, proteger o futebol, todos os segmentos que precisava. Por isso que eu saio candidato a deputado estadual."

2. Laudo do Estádio Municipal Pedro Marin Berbel, processo de licenciamento da presidência do Bandeirante, estrutura do time e ataques contra o presidente. 

Ademir: "Rafael, quando eu consegui a liberação pra ser candidato você tem que abrir mão do cargo que você estava exercendo. Eu tive que me afastar do cargo no dia 28 de Junho de 2022. Temos cinco laudos do estádio... Os laudos eu deixei todos eles prontos e venceu o laudo de Engenharia no dia 5 de Agosto, eu já não era mais presidente do Bandeirante. Já era presidente licenciado... Mas do que eu posso, a gente vem com auxílio quando dá e quando pode pois eu estava em campanha eleitoral. Automaticamente venceu esse laudo de Engenharia que é um laudo feito de 2 em 2 anos. Você tem que contratar um engenheiro, pra você ter uma noção sabe esse laudo custa oito mil reais. E é o Bandeirante quem paga, correto? Aí veio o laudo, vem o engenheiro, olha toda a estrutura do estádio, olha se nesses dois anos teve algum dano, teve algum perigo e passa a fazer um laudo técnico que é mandado para a Federação, a Federação já pega automaticamente e dá a liberação. Como nós fizemos quando entramos lá em 2019. 

Você pega o laudo corporativo e dá o OK. O Estádio Municipal Pedro Marin Berbel é um dos melhores estádios do nosso Interior... E aí, recebi um ataque, mais um ataque de tantos ataques, foi o segundo ataque... Primeiro foi o luto pela morte do Bandeirante e depois, isso. E esse ataque covarde tá vindo inclusive de pessoas ligadas a um vereador da cidade chamado Vadão (da Farmácia), que criou um grupo nas redes sociais pra me atacar. Pois ele apoia o outro deputado que se candidatou, aí abraça, dá beijo, diz que não tem nenhum problema com você, eu gosto de você, é coisa política, só que porquê esses ataques acontecem? Fala pra mim. Porquê eu sou candidato a deputado estadual? Eu não tenho direito de colocar minhas propostas, minhas ideias, tocar minha vida. Ou seja. Esse vereador que eu tenho que dar nome, ele tá fazendo que ele pegou um grupo pra ficar atacando e vai vir mais gente. Mas antes que venha mais, eu trouxe já toda a documentação pra levar pra Birigui o que já aconteceu. Eu já expliquei o que aconteceu, porquê ele é aliado político de um deputado que deveria ter lutado pelo Bandeirante quando a gente estava na pandemia. Ter ido no estádio, ter ido no Dória ou ter procurado o BEC e ter falado se a gente precisava de alguma ajuda... Porquê quando você é deputado, o que você faz? Você tem que olhar e acontece um problema, 'deixa eu ver as instituições que eu vou correr atrás, vou ligar, vou ver o que está acontecendo, vou ver o que eu posso fazer'. Eu fui receber esse deputado agora faz cinco meses, inclusive o Trepiche (Olair, diretor executivo do Bandeirante) tava junto comigo. 'Ô, tá tudo bem aqui? Faz 10 anos que eu não te vejo. Tá precisando de alguma coisa? Eu fiquei sabendo que o patrocinador não conseguiu pagar vocês. Quer que eu ajude em algo? Arrume patrocínios?'... Eu falei pra ele que não quero nada dele. Justamente agora isso? Eu perguntei pra ele se vai sair a deputado estadual mais uma vez e ele disse que não iria sair. Eu disse então que tudo bem e que eu iria sair a deputado estadual. 

A gente trabalha tanto, eu sofri tanto na pandemia pra que se juntasse as torcidas organizadas do Bandeirante (Leões do BEC e a Chopp do Leão)... Melhor, os presidentes das organizadas, porquê o torcedor dessas duas torcidas reconhece todo o meu trabalho, tudo o que eu fiz para o clube. São pessoas que por motivos de interesse, acabaram com tudo, colocaram o interesse pessoal acima do Bandeirante Esporte Clube e o amor ao clube que eles dizem que tem tanto, tá lá em segundo plano. Eu não quero falar em valores, mas foi exatamente isso que aconteceu. Os ataques começaram e tudo começou a vir em mim, dessas pessoas que supostamente amam tanto o Bandeirante... Dessas pessoas que vão em cada jogo, choram e ofendem o presidente quando o time perde... Ou seja, comandado por esse vereador que eu estou dando nome, que já passou dos limites, até porquê quando você mexe no âmbito familiar, o cara completamente perde a razão em tudo... 

E infelizmente, estamos atravessando um momento muito difícil no clube. Como eu disse, disputamos o Paulistão A3 de 2022, fomos obrigados a disputar... Você sabe quanto se gasta num campeonato de terceira divisão e que vamos gastar ano que vem? Eu fui assistir a final da quarta divisão (Paulistão Sub-23/Segunda Divisão) entre Grêmio Prudente e Itapirense... A média vai ser pelo menos por R$200.000 POR MÊS. E nós não temos esse dinheiro todo, eu tenho QUATROCENTAS crianças, eu tenho 2 professores. É um projeto social que a gente implantou faz tempo, no passado cheguei a ter MIL E QUATROCENTAS crianças... Eu não consigo hoje patrocinador pra pagar 2 professores desse trabalho social, tenho que me virar, ficar pedindo, ficar correndo, ficar lutando pra que a gente possa estar mantendo o projeto social. 

Aí o que está acontecendo? Quando mexe num âmbito familiar, aí perde a razão. Essas duas pessoas que estão fazendo isso, fazendo de tudo pra se eleger. Eu não estou preocupado, de verdade, se eu serei eleito ou não. Quem vai decidir é o povo, se eu tenho competência ou não pra isso. Com relação ao laudo, eu tava esquecendo do laudo... Eu estava em Campinas, voltei correndo e falei, 'Em três dias a gente vai conseguir o laudo.', tá aqui o laudo. Já está na Federação e provavelmente amanhã ou mais tardar, na sexta-feira, já vai aparecer tudo liberado no sistema, tudo ok, o estádio todo reformado... O Estádio Municipal Pedro Marin Berbel é um dos melhores estádios do nosso Interior, uma estrutura maravilhosa, a gente vai poder mostrar tudo... Então, o torcedor do Bandeirante pode ficar tranquilo quanto a esse assunto do laudo do estádio. E eu disse que resolveria e já está resolvido". 




3. O melhor prefeito para o Bandeirante e relação com prefeitos.

Ademir: "O melhor prefeito para o Bandeirante Esporte Clube se chama Florival Cervelati. E com isso você também pode confirmar com os outros presidentes, eles falarão o mesmo. Na época do Florival, a gente tinha 1200 crianças aonde tudo era coordenado pelo Milton Barata, Pedro Mineirinho, o Pedro Pelin... O prefeito botou todos esses profissionais na ABEA, recebiam pela ABEA... Mandavam pão, leite para as crianças depois do treino. Florival foi o melhor prefeito para o Bandeirante.

Durante as últimas 3 gestões do Pedro Bernabé e Cristiano Salmeirão que um teve que governar sozinho porquê o deputado não quis ajudar e o outro fez um empréstimo senão não conseguiria fazer nada na cidade e o Leandro (Maffeis, atual prefeito) que tá pagando esse empréstimo, nós do Bandeirante ficamos 10 anos numa última divisão. Não é o Ademir o culpado, não é o Ademir... Você concorda? Nós ficamos desamparados de deputados."

4. Problemas internos no Bandeirante, situação financeira, Caso TAUNSA, projeto social, credibilidade do estádio e Paulistão A3 2022.

Ademir: "Eu queria dizer no final, entrar nesse assunto do Bandeirante porquê vão me atacar por causa disso, até porquê eu estou sendo atacado por aqueles que me abraçavam, me beijavam e me jogavam pra cima quando a gente foi campeão lá em 2001 (Copa Paulista), quando o BEC tava com caixa confortável pra trabalhar. Aí muitos desses que tão fazendo notinhas e vão soltar... São os que me chamava de irmão, que eu era o melhor presidente, comemorava gol comigo, chorava junto comigo... E agora por momentos e motivos que a gente que eu falarei que depois comprova-se se vierem partir pro meu lado. 

O Bandeirante hoje tá, eu tenho aqui um contrato só pra deixar pra adiantar pra vocês não perderem tempo... Bandeirante fez um contrato que todo mundo sabe, que me perdoe o meu amigo (Cleidson Cruz) cujo é o empresário da TAUNSA... Um contrato de UM MILHÃO de reais praticamente né? Enfim. Infelizmente a empresa passou por dificuldades, ela tem um dinheiro pra receber... Inclusive eu tenho amigos que são de um grupo de advogados que inclui o doutor Joel, o Paulo (da Van), Fabiano, que foram até a empresa e tão conseguindo resolver esse problema da TAUNSA. A TAUNSA está oferecendo uma casa aqui em Araçatuba pra gente de R$ 450 MIL reais que falta uma certidão apenas aí pra termos condições de transferir essa casa, ter condições de pegar essa grana, ter condições de acertar... É uma tortura. Todo dia a minha vida. 

Faz SEIS meses, SEIS a SETE meses... E esses caras sabem. E esses caras sabem, você me entendeu? Porquê eles conviveram lá dentro, eles viram tudo o que eu passei. E agora, chegou a política e do absolutamente nada ficaram simpáticos ao outro candidato, simpáticos ao outro candidato... Muito simpáticos... E começaram a me atacar. Vocês não tem respeito, nem pelo caráter de vocês. Vocês não tem vergonha na cara de me atacar. Vocês estão fazendo comigo e conviveram no dia-a-dia, vocês que tiveram dentro do estádio, ali que só podia entrar com credencial e foram multados. E se me perturbarem, eu vou falar o tamanho da multa certo? Que o Bandeirante teve que pagar e aí vocês ficaram pulando, botando brochinho e falando 'olha, é o melhor do mundo'. E eu sei o quanto que pegou... E eu vou falar que se me perturbar, entendeu? Vocês não tem vergonha na cara de falar que amam o Bandeirante e tentar jogar a torcida contra quem tava trabalhando pra segurar o rojão. Quem tava buscando acertar essa situação.  

Nós ficamos TRÊS campeonatos sem arrecadar, quase VINTE E UM jogos sem ter bilheteria, atravessamos uma pandemia e vocês estavam dentro do estádio! Vocês sabiam o que estava acontecendo lá dentro! Vocês sabiam que lá dentro tinha um diretor financeiro, e esse diretor financeiro se chamava Fernando Reato! Ele que cuidava das finanças do clube! E foi uma luta! Quase entrou em depressão! Fernando sofreu muito! Porquê ele dizia 'Como é que nós vamos tocar isso?'... A gente não consegue arrecadar! Nós fazemos Sócio Torcedor, dá CEM sócios! Nós fazemos Sócio Premiado, compram DUAS MIL cartelas! Os caras acham que eu sou mágico! 

Montamos um restaurante, aí não pode... Só que na pandemia a cozinha do Bandeirante podia e fornecia comida pros pacientes do Pronto Socorro! Aí podia funcionar o restaurante! E nós fomos boicotados! Eu sou boicotado, agora eu consegui liberar o estádio pra shows, pra eventos! E tô sendo boicotado, não pode! Não pode! Lá nós temos condições de ter todos os shows, nós temos condições hoje de fazer rodeio... Nós perdemos o show do Sorriso Maroto que iria ser em Birigui agora (vai ser em Araçatuba), você entendeu? Eu consegui liberar tudo, deixei tudo pronto... Agora, o que que acontece? Eu fico sofrendo, eu fico sofrendo.... Eu fico sofrendo aqui perseguição de um lado e do outro. Eu acho que agora as duas turminhas vão se reunir. Eles vão se reunir pra poder, 'ah vamos tirar o Bizi'.. Eu tenho muita competência! Vocês querem me tirar? Junta as duas turmas e façam isso mesmo! Não tem problema! Não tem problema, a cidade tá vendo! 

Nós estamos com dívidas... Hoje o Bandeirante deve R$250 MIL, nós temos que pagar R$ 150 mil pros atletas que é o acerto final e temos que pagar pros fornecedores mais R$ 100 mil. E nós temos R$ 1 MILHÃO pra receber! Tem outras coisas pra acertar também! Eu já tô adiantando pra vocês o que vocês vão colocar, o que vocês vão falar, o que vocês vão julgar... E o que mais chateia na gente é que essas pessoas acompanharam o trabalho, você tá entendendo? Viram o que nós passamos! E agora, por motivos né... De 'amor' ao outro deputado, começaram a falar que eu não presto... Que eu não faço uma boa gestão... Sendo que eu nunca cuidei da parte financeira do clube, meu irmão... E nem o Fernando (Reato) tem culpa! A gente não consegue arrecadar! Vinte e um jogos hoje, vinte e um jogos pra jogar fora hoje, pra jogar fora... Vamos colocar 50 mil de bilheteria, vai. A gente teria UM MILHÃO, pronto! Estaria com problema? 

E aonde tava esse deputado pra nos proteger e ligar dizendo 'Ó, vocês tão passando por'... O Bandeirante é de UTILIDADE PÚBLICA! O Bandeirante hoje, ele é o espelho das nossas crianças! Nós temos que ter um Bandeirante forte... Inclusive não foi nem um conflito, mas eu tive um problema com uma empresa porquê eles falaram 'não, eu quero patrocinar só a base'. Eu falei: 'Mas se não tiver o profissional, como que as crianças, elas vão ter um espelho e dizer que vão jogar no profissional'... 'Vou jogar pra 10 mil torcedores'... 'Vou poder num'... Então no profissional nós temos que cuidar muito!  Hoje o Bandeirante tá num dos momentos mais difíceis... Hoje as pessoas cobram, cobram assim: 'olha, você tem que montar um time forte'... 'Olha que você tem que fazer isso'... 'Olha, você tem que fazer aquilo'... 

Você sabe quem a gente vai enfrentar no ano que vem? São José. Só pra ter uma noção, foi vendido (pra virar SAF) sabe por quanto? VINTE E CINCO MILHÕES de reais! Foi injetado no São José VINTE E CINCO MILHÕES de reais! Nós vamos enfrentar a Matonense que é o SP CAP... Que tem em 25 regiões e que só pro hospital de (Presidente) Prudente, manda um milhão de reais POR MÊS! Que é do meu amigo, (Antônio) Galli... Nós vamos ter que enfrentar o Marília no qual o prefeito da cidade (Daniel Alonso) é o presidente do Marília... Nós vamos enfrentar o Desportivo Brasil que é um grupo chinês... E é aonde eu não consigo DOIS... Eu não consigo DOIS, duas empresas pra pagar os dois professores que dão aulas pra TREZENTAS crianças no projeto social. Que que vocês querem que eu faça? Vocês acham que eu sou mágico? 

Porquê que eu sou candidato? Porquê eu consegui dois projetos do governo do estado. Eu, Deus, doutor Joel, o Juninho (Reatto, um dos vices do BEC) ajudou, o pessoal de Novo Horizonte lá... Do Novorizontino... Então nós conseguimos dois projetos sem parte política. Nós conseguimos um projeto pro Sub-15, R$ 218 MIL que já tá na conta, que como o Dória iria ser candidato a presidente, disse: 'Não precisa captar, vocês não precisam captar. Já vou colocar na conta.'. E colocou, está lá no BEC. Eu tenho que dar refeições para vinte crianças, pra vinte. Nós estamos conseguindo pra SESSENTA, entende? Então a gente está fazendo um trabalho maravilhoso que no qual isso incomoda porquê, TRABALHA... PRODUZ... Esquece o Bizi! Esquece essa perseguição! Não é dessa forma que vocês vão chegar... Não é dessa maneira."

5. Inclusão e Projeto Esportivo.

Ademir: "Hoje uma emenda dos Deputados Estaduais custa SETE MIL reais. Metade disso é pra saúde. Eu vou dar prioridade, eu gostaria muito de voltar e fazer realmente de Birigui um projeto esportivo, escolinha que... Eu não vou falar de todos os bairros, mas separar em bairros... Regiões... Porquê a escolinha... Vou dar um exemplo. Quando eu cheguei aqui (pra fazer o podcast), tinha umas TREZENTAS crianças treinando né? Aí, aonde você diz que eu sou mais esquerda... Aí um pai falou comigo: 'Bizi, aquele menino joga pra caramba. Ele vai virar jogador.'. Eu disse: 'O que mais me deixa feliz sabe o que é? É a inclusão'. 'Aí tá o filho do pedreiro, aí tá o filho do médico, aí tá o filho do prefeito, aí tá o do pintor, aí tá o do contador...'. Então é todo mundo igual e as crianças, elas pegam e elas começam a ter esse convívio aonde pra eles tudo é igual. Não tem ninguém melhor que o outro, então eles vão crescer dessa maneira... Eu tenho amigos médicos, pintores... E a gente curte muito isso porquê é das escolinhas... Eu espero fazer tanto em Birigui quanto fora. Nós abrimos agora uma parceria em Bento de Abreu. Em parceria com Bento de Abreu aonde a gente quer colocar escolinhas do Bandeirante em todas as nossas cidades da nossa região. Até mesmo pra quê? Pra gente ter o mesmo nível, a mesma qualidade e também fazer crescer a nossa marca Bandeirante Esporte Clube."

6. Porquê os investidores tem medo de investir no Bandeirante?

Ademir: "Teve um fato curioso. Foi logo na pandemia. 'Ah, o Bandeirante isso, Bandeirante aquilo...'. 'Olha, eu não quero apoiar o Bandeirante', é sempre aquela história... 'Eu não vou apoiar o Bandeirante porquê tá tal pessoa'... O empresário tem que falar assim: 'Eu não vou apoiar o Bandeirante (não queimar o dirigente) porquê eu não acho interessante pra mim, eu não acho interessante de marketing, de retorno de marketing pra minha empresa'. Aí ele chega num amigo e diz: 'Eu não apoio o Bandeirante porquê o Rafael (Zago) tá lá, eu não apoio porquê o Trepiche (Olair), eu não confio'... Então, essa transferência, essa transferência de que o cara tem que ser homem e dizer: 'Eu não apoio porquê não vai me trazer retorno de marketing' né? 'Mas o Bandeirante isso, Bandeirante aquilo'..."

Comentários

  1. Parabéns Brunão !!Um jornalista capacidade leva a notícia de forma séria e verdadeira.Doa a quem doer ,👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dossiê Paulistão de 1987: a primeira vez que o Leão da Noroeste esteve frente a frente com os grandes de São Paulo e do Brasil

Motivos para achar que Bandeirante x Penapolense é um clássico maior do que muitos acreditam não ser.

Dérbi Noroestino: Quem é o dono da Região Noroeste de São Paulo?